quinta-feira, 25 de julho de 2013

Redução do trabalho infantil deve ser preocupação das famílias - diz responsável da OIT


Luanda - O consultor da Organização Mundial do Trabalho (OIT) Peter Matz considerou hoje, terça-feira (23/07), em Luanda, que a redução do trabalho infantil deve ser uma preocupação primordial das famílias e complementadas pelos governos.
 
O responsável, que falava na apresentação do tema “políticas internacionais sobre educação e trabalho infantil”, no primeiro dia do workshop sobre educação e trabalho infantil, considerou que os pais devem ser os principias responsáveis na proteção dos filhos contra o trabalho de menores.
 
Peter Matz referiu que as crianças não podem servir de fonte de sustento das famílias, aconselhando os pais a procurarem outras formas de sustentação.
 
Afirmou que os governos podem criar novas leis de punição, mas os adultos devem ganhar consciência sobre os direitos das crianças.
 
 
 
“As crianças devem ir à escola e sobretudo brincarem e não serem submetidas a trabalho esforçado”, disse.
 
O responsável afirmou que muitos países não respeitam as leis sobre o trabalho infantil, sendo necessário haver denúncia sempre que possível para acabar com este mal.
 
Falando de Angola, Peter Matz disse que o trabalho doméstico que se registra por parte das meninas e o transporte de areia e inertes por parte dos rapazes tem preocupado as instituições envolvidas no controlo do trabalho infantil.
 
O interveniente afirmou que a OIT tem colaborando com as instituições do Estado no sentido de reduzir o trabalho infantil em Angola.
 
O workshop sobre educação e trabalho infantil decorre sob o lema “Construir uma educação focalizada no combate ao trabalho doméstico”, tendo como foco “a situação do trabalho infantil no país”, “a legislação e política nacional do setor da Educação” e “crianças fora da escola e o trabalho infantil iniciativas locais”.


Fonte: Agência AngolaPress

Nenhum comentário:

Postar um comentário