15 de julho de 2013
Embora o trabalho no campo seja pesado, as crianças ainda atuam na
agricultura familiar. Apesar de os adultos hoje terem se conscientizado
da importância de outras atividades na vida das crianças, como estudo e
lazer, a ocorrência da “ajuda” infantil continua presente na estrutura
de trabalho da agricultura familiar. É o que mostra dissertação
apresentada no mestrado profissional em Promoção da Saúde e Prevenção da
Violência da Faculdade de Medicina da UFMG pela psicóloga Fátima Lucia
Caldeira Brant de Oliveira.
Com o objetivo de compreender as representações sociais que essas
crianças têm sobre o trabalho infantil na agricultura familiar, a
psicóloga direcionou seu estudo para a participação delas em atividades
da agricultura em um município do Centro Oeste mineiro. Para compreender
também como os pais dessas crianças, pertencentes a uma associação de
trabalhadores rurais da agricultura familiar, entendiam o trabalho
infantil no presente e no passado, a autora fez um trabalho de campo ao
longo 12 semanas, no mesmo município.
Para uma análise qualitativa, os dados foram coletados em dez
entrevistas semidirigidas. Durante as entrevistas, foi analisada a visão
que os agricultores tinham do trabalho infantil no passado, quando eram
crianças, assim como a visão atual deles, com relação aos filhos.
Além das entrevistas individuais, foram formados três grupos focais:
sendo dois grupos com 10 trabalhadores da agricultura familiar,
escolhidos de forma aleatória; e outro com 12 crianças com idade entre 6
e 11 anos de idade.
O que o trabalho de Fátima Brant evidencia é que os trabalhadores têm
a concepção do trabalho infantil como uma “ajuda”. “O direito de
brincar, o direito de estudar, é tido como prioridade pelos pais, que
hoje entendem das leis do trabalho infantil como forma educativa”,
afirma.
As representações sociais apresentadas na pesquisa evidenciaram que,
na agricultura familiar, inserir as crianças no trabalho agrícola é,
além de tudo, um processo de aprendizagem, sem exploração e rendimentos.
Hoje, a relação das crianças com a agricultura tem um papel de
socialização e identidade. Para a autora do estudo, há uma questão muito
forte do “amor à terra”, e o desejo de ensinar aos filhos o trabalho
na agricultura familiar. Em relação às crianças, elas revelam gostar de
ajudar no campo e dizem realizar as tarefas sem que isto seja uma
exigência familiar.
Apesar disso, foi de comum acordo entre todos os grupos que o
trabalho na terra é “pesado e desgastante”. Segundo Fátima Brant, ainda
que a atividade não seja exploratória, há evidências de riscos nas
atividades desenvolvidas, que não estão imunes a processos que
prejudiquem a saúde. “Precisa-se perceber que a participação das
crianças na agricultura familiar oferece riscos. Como citado por eles,
há muitos casos de picadas de animais peçonhentos, câncer de pele devido
às longas horas expostos ao sol”, exemplifica.
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